quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Material de Apoio - Navegação 14

Material de Apoio - Navegação


Armamentos nos mares de Arton

Arton, como um cenário de fantasia típico, possui todos os armamentos apresentados nestes últimos artigos sobre navegação. Além deles, este mundo maravilhoso, possui variações próprias. Nos próximos artigos apresentaremos essas variações numa visão bem particular da equipe da Confraria. Além disso, vamos tentar apresentar a melhor forma, dentro das regras para d20 (e outros se possível), para usar os armamentos convencionais e os típicos do cenário.


Canhões

Arton é muito diferente de outros lugares no que diz respeito aos canhões. Como a maioria dos cenários de fantasia, a magia substitui em grande escala as armas de pólvora. Normalmente a crença e conhecimento das forças arcanas e a forte ligação das populações com as divindades do Panteão cria uma natural resistência à utilização da pólvora.

Mas, mesmo assim, a utilização de artefatos que se utilizem da pólvora existe, e são amplamente usados por navios. Em Arton há uma grande dificuldade para se adquirir uma peça de artilharia e maior dificuldade ainda para encontrar quem fabrique ou venda pólvora. Estes produtos são muito caros e raros, tornando-se um enorme atrativo para qualquer grupo de bandoleiros do oceano, e até mesmo, alguém interessado em conseguir um lucro fácil.


Canhões Doherimm

Os anões de Arton, como todo anão que se preze, não importa o cenário, são mestres na arte de fundição. Não por menos seus canhões são os mais procurados do continente. Seus trabalhos na fundição de peças de artilharia são verdadeiras obras de arte. A ornamentação vem desde a boca até a culatra da peça trazendo desenhos representativos da vida cotidiana dos anões, representando seres noturnos e das profundezas das cavernas ou outra figura da qual sejam pagos para fazer.

Pouquíssimos destas peças podem ser encontradas já que o povo anão não é muito afeito a sua produção sem um motivo especial. Como não utilizam canhões para lutar – acham um absurdo usá-los num combate – preferindo sempre o corpo-a-corpo, dificilmente algum aventureiro encontrará uma peça à venda em uma ferragem anã, mesmo dentro da cidade de Doherimm. Claro que com o pagamento certo e uma boa conversa qualquer anão ferreiro poderá se prontificar em produzir uma ou outra peça de artilharia. Isto poderá levar até trinta dias (para uma peça de tamanho normal) se o anão trabalhar sozinho e nunca menos de quinze dias.

As peças de artilharia fundidas por anões sempre terão 50% mais alcance e produzirão 30% mais dano (o alcance calculado usa como referência os dados utilizados no livro Piratas & Pistoleiros). Além disso, o peso das peças de artilharia anã, são sempre muito maiores do que seu equivalente.


Canhão Doherimm Pequeno: é uma peça de artilharia básica utilizada por apenas um homem. Possui um pequeno calibre e tamanho reduzido. Embora seu alcance seja pequeno, em mãos hábeis será um grande trunfo quando estiver próximo do navio adversário.

Possui duas variações. Uma delas é uma peça de artilharia sobre uma estrutura giratória. Esta peça giratória pode ser colocada tanto na proa quanto na popa. O sonho de qualquer capitão que se preze é ter uma delas na proa, bem na ponta do navio, e outras duas no castelo da popa, uma de cada lado. A outra variação seria uma peça, com rodas, que ficaria no convés principal pronto para ser deslocado de um lado para o outro ao sabor da batalha.

Recarregar um Canhão Doherimm Pequeno não requer muita prática, levando cerca de um minuto (ou 4 turnos) para tanto. Com a qualidade do trabalho anão, essas peças não precisam ser lixadas para retirar os restos de pólvora depois do disparo, tornando o processo de recarga muito mais ágil. Um artilheiro treinado poderá utilizar esta peça sem qualquer dificuldade. O disparo requer uma ação de rodada completa (da mesma forma que para canhões convencionais). Este aparto, diferente dos camhões de tamanho médio, requer uma jogada de ataque particular para cada peça utilizada.

Dano: 3d12 (ou outro, se a munição for especial)
Decisivo: x3
Alcance: 20m
Peso: 100kg
Tipo de Dano: variado
Custo: 1500 PO

Próximos: Canhão Doherimm Médio e o Inferno Anão.

Um comentário:

Vill disse...

Cara, demais.

Agora é esperar pelas armas dos halflings :D