quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Material de Apoio

Material de Apoio - Diversos

Hidromel
- O nectar dos Deuses -

Essa bebida, que historicamente surgiu em diferentes culturas simultaneamente (gregos, romanos, celtas, vikings, maias), teve o início de sua fabricação muito anterior a cerveja, e até que o próprio vinho. O hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, feita a base de 2 partes de mel, para 8 partes d’água para uma bebida mais leve consumida por crianças e mulheres ou 1 parte de mel para 2 de água, para um tipo muito mais forte, bebida por guerreiros, soldados ou em grandes festins.

Fabricação: Após feita a mistura, adicionava-se fermento. A primeira fase de fermentação durava apenas dois dias, e era a mais tumultuosa, tendo de ser mantida em lugar úmido e em grandes tonéis sem tampa. A segunda era extremamente lenta, e durava cerca de 80 dias, onde o hidromel tinha de ser posto em um barril de carvalho. Nesse periodo, o mel ia ficando menos denso, e perdendo a coloração forte, se misturando a água e ezalando odor forte de alcool. Quando as duas primeiras fases terminavam, o hidromel já estava pronto para ser consumido, apesar de não atingir alta qualidade. Esse era o jeito mais comum dele ser encontrado em tavernas.

Consumo: Quanto mais tempo o hidromel ficava no barril, melhor seria seu sabor, sendo sua fermentação lentissima após a segunda fase do preparo, durando no máximo 8 anos para estar completo. Fabricantes de alto nível produziam uma bebida mais saborosa com o custo do tempo. Barris com 2 anos de maturidade eram considerados obras primas, e atingiam altissimos preços. Barris com bebida mais velha eram realmente dificeis, dignos dos estoques de reis e próprios para os maiores festins.
Por Júlio Oliveira

7 comentários:

bruno disse...

Mto interessante^^ esse tipo de bebida ainda eh viavel? tipo existe um jeito de se fazer msm, ou tu botou soh por curiosidade?Mto bom o artigo
Abraços

João "o escriba" Brasil disse...

Existe sim e é incluisive comercializada na Europa. Aqui no Brasil é feita de forma artesanal contando inclusive com comunidades de amantes deste nectar.

Julioz disse...

Sempre vi essa bebida em livros como a Estlinha de Cristal, ou nas Cronicas Saxonicas...resolvi descobrir oque era...XD

pensotopia disse...

Pessoal, fizemos um post baseado no de vocês. Tudo está devidamente creditado! Espero que não fiquem muito chateados. =)

João "o escriba" Brasil disse...

Sem problema.....estamos muito honrados em servirmos de inspiração. Este é realemnte o nosso intuito.... colocar interrogações e esclamações nas cabeças do pessoal!!!

Julioz disse...

...Fico Honrado XD...mas comparada a sua matéria a minha fica com o letreiro piscando..."Incompleta" ou "Preguiça"...

GKG disse...

A fabricação de Hidromel é possível ainda sim mas, é claro com algumas variações. Por exemplo, se você tiver uma cultura de kefir (um tipo de bactéria: http://pt.wikipedia.org/wiki/Kefir)e alimentando-a com mel e água (na proporção que mais lhe for desejada) ao invés de leite. Eu cheguei a fazer a experiência mas, sendo uma produção caseira, o meu barril de carvalho não passava de um pote de vidro colocado na geladeira por uns 15 dias...