quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Material de Apoio - Lâminas 23

Material de Apoio - Lâminas
- Espadas -

ESPADAS MEDIEVAIS – As Long Swords VI

Já foi dito em outras oportunidades que as técnicas que se desenvolveram com o surgimento das Long Swords foram, até certo ponto, revolucionários para a história do combate com espadas. Dentro destas técnicas tivemos o surgimento (ou aprimoramento) de uma série de métodos que uniam a espada e a luta desarmada em um só processo. Em muitos casos inclusive técnicas de luta desarmada contra adversários com espadas longas.

A variedade é impressionante e enorme. Mostrarei aqui (e nos próximos posts) alguns exemplos para ilustrar.

Situação 1
Veja a seqüência que segue.


A primeira imagem representa uma situação corriqueira em meio ao combate entre dois adversários com espadas longas. O espadachim da direita está avançando sobre o outro num movimento descendente com sua espada, enquanto o da esquerda aguarda com sua segunda mão postada no pommel (extremidade inferior da empunhadura) para lhe dar maior agilidade no movimento da sua lâmina.


Com a continuidade do movimento do espadachim da direita há o bloqueio. Devemos notar que ambos os espadachins estão na mesma posição tanto do corpo, quanto de suas espadas. A sutil diferença está na posição que o espadachim da esquerda está segurando sua espada (com a segunda mão no pommel). Esta posição lhe permite ter uma maior agilidade e velocidade para soltar o pommel e colocar sua mão atrás do joelho do adversário.


Com a mão dominando a perna do espadachim da direita o que segue é apenas resultado. Facilmente sua perna é levantada desequilibrando o corpo do espadachim. O resultado é fácil de se supor.


Um movimento rápido e uma luta está decidida. O treinamento medieval para combate com espadas longas ia muito além do simples esgrimismo. Todo e qualquer detalhe poderia, e era, utilizado para transformar-se em benefício do espadachim. Mas sempre com um longo e exaustivo treinamento.

Situação 2
Nesta seqüência veremos como era possível (e muito utilizado) o combate desarmado contra um adversário com uma espada longa.


O espadachim da direita parte para um movimento ofensivo onde a sua espada longa realizará um movimento de cima para baixo. O esgrimista da esquerda aguarda a aproximação.


O espadachim desarmado utiliza seus braços, após desviar do golpe da espada, como se fossem uma espada para bloquear o movimento do adversário. Lógico que ele toma todo o cuidado de entrar em contato direto com a lâmina. Com o bloqueio realizado ele possui apenas uma possibilidade – usar a cabeça do adversário.


Utilizando ambos os braços, o esgrimista da esquerda força a lâmina para baixo obrigando o corpo do adversário a girar. Com a espada (e ambas as mãos) parcialmente presa entre o braço e a coxa, ele fica com uma mão livre para agir sobre o adversário.


Num movimento rápido o espadachim da direita puxa a cabeça do outro para trás desequilibrando-o, enquanto alavanca-o com a sua perna. O resultado é que agora o adversário está desarmado e no chão.

Um comentário:

Dija Darkdija disse...

De onde você tirou essas imagens? Se foi de vídeos você poderia colocar no final das matérias os links.