segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Material de Apoio - Lâminas 43

Material de Apoio - Lâminas
Adagas e Punhais 09

Para aqueles que acham que o combate de uma adaga contra uma espada seria injusto, este post deve mudar suas opiniões. A facilidade de manuseio de uma adaga frente uma espada e seu peso a fazem de uma arma muito apropriada para o campo de batalha, desde que esteja em uma curtíssima distância de ação, aliado à velocidade e precisão.

A defesa inicial é exatamente a mesma das duas manobras anteriores (9). Na continuidade o defensor força a espada, usando a empunhadura da adaga como base, e desloca a espada para o lado apropriado para que seja realizado o contra ataque (10). O final é exatamente igual ao primeiro exemplo, quando o peito do adversário fica totalmente exposto para a ponta da adaga (11).

Neste segundo exemplo novamente vemos a necessidade da precisão do defensor. ele consegue bloquear o ataque da espada (12) e, num movimento rápido de pernas, avançando o corpo, encurta a distância. Sua velocidade, aliando o jogo de pernas com a aproximação deixa sua segunda mão (a que não empunha a adaga) apta para agarrar a empunhadura da lâmina do atacante (13). Depois disso é só desferir o golpe final (14).