sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Material de Apoio - Outros Armamentos - Machados 03


MATERIAL DE APOIO


Machados III

Na última postagem diferenciamos dois dos tipos mais comuns de machados para combate que foram usados na história – os Machados de Guerra e os Machados de Batalha. Hoje vamos conhecer mais um, o Machado Longo.

Machado Longo
Não podemos confundir esses machados alongados com as conhecidas alabardas e outras poliarmas semelhantes. Facilmente enconmtrados em campos de batalha do norte da Europa pelos anos 1000, o Macahdo Longo era associado aos dinamarqueses e outros povos de origem escandinava. O Machado Longo possuía uma cabeça com um tamanho intermediário entre o machado de guerra e co machado de batalha, mas com uma cabo muito mais alongado. Alguns historiadores especializados em armamentos dizem que ele poderia ser considerado uma versão antiga dos Machados de Batalha, mas sem consenso.



A parte metálica é larga em sua área de corte e sua base de ligação com o cabo extremamente fino. Todo o corpo metálico é fino para garantir leveza para uma rápida movimentação. O cabo tinha uma tamanho em torno de 1,20 e 1,50 m e o peso total, principalmente devido à área metálica fina, não era superior à 3 Kg.


A diferença entre os tamanhos da lâmina e da base podem ser explicados devido ao seu uso no campo de batalha. Por ser uma arma tipicamente de infantaria ele deveria servir tanto como arma de ataque como ser fácil de ser utilizado como instrumento para desarmar e neutralizar os oponentes.

Como os vídeos abaixo mostram ele poderia ser utilizado de muitas formas, além do tradicional golpe com sua lâmina. Ele era utilizado em campo de batalha de forma defensiva sem a intenção de causar dano ao adversário.


Um comentário:

Dija Darkdija disse...

Muito poderoso e complicado. Eu gostei dos vídeos, é uma informação adicional ótima ver essas técnicas pra depois tentar descrever.