segunda-feira, 20 de março de 2017

56 Livros de fantasia para ler antes de morrer


56 Livros de fantasia
para ler antes de morrer

Este não é um artigo original, mas é melhorado. Em agosto de 2015 o site Buzzfeed lançou uma lista com 51 séries de fantasia que deveriam ser lidas por todos aqueles que se diziam amantes do gênero antes de morrer. Na época a lista circulou e foi até traduzida parcialmente por um ou outro site. Resolvi então, depois de que Leandro Rodrigues (amigo virtual) me relembrou sobre essa lista, trazê-la traduzida, atualizada e com alguns acréscimos que não poderiam faltar. Pesquisei um pouco mais e acrescentei também informações atualizadas sobre suas publicações no Brasil e por quais editoras aconteceram. Já aviso que algumas obras não chegaram ainda ao Brasil ou foram publicados em Portugal. Quero deixar avisado também que a ordem não é qualitativa... é uma ordem meramente aleatória. Posso adiantar que a pesquisa acabou me fazendo criar uma outra lista em adesão à está que postarei em breve com mais e mais obras.


1. Crônica do Matador de Reis (The Kingkiller Chronicles) por Patrick Rothfuss


Não é um eufemismo dizer que esta é a melhor série de fantasia atualmente em andamento. Já são três livros no momento, por isso é um momento perfeito para entrar e começar. Uma história rica e convincente de ascensão de um jovem brilhante para se tornar um mágico lendário, enquadrado por um presente onde ele é de meia-idade e aparentemente impotente. No Brasil está sendo lançado pela editora Arqueiro e já conta os três volumes traduzidos: O nome do Vento, O Temor do Sábio e A Música do Silêncio.


“Este livro acompanha a trajetória de Kote e as duas forças que movem sua vida - o desejo de aprender o mistério por trás da arte de nomear as coisas e a necessidade de reunir informações sobre o Chandriano - os lendários demônios que assassinaram sua família no passado. Quando esses seres do mal reaparecem na cidade, um cronista suspeita de que o misterioso Kote seja o personagem principal de diversas histórias que rondam a região e decide aproximar-se dele para descobrir a verdade. Pouco a pouco, a história de Kote vai sendo revelada, assim como sua multifacetada personalidade - notório mago, esmerado ladrão, amante viril, herói salvador, músico magistral, assassino infame.”