sexta-feira, 30 de março de 2018

Desvendando os Pathfinder Adventure Paths



Desvendando os Pathfinder Adventure Paths

Depois da informação divulgada pela Paizo de que poderemos ter um incremento nos lançamentos das publicações da editora no Brasil (link), achei importante dar um pouco mais de informação sobre suas publicações, visto que inclusive eu tenho que me inteirar mais. Por isso que quando eu vi uma postagem do site Nerdsonearth desvendando todos os Pathfinder Paths lançados até agora achei importante dividir isso com os fãs brasileiros, em português. Eu traduzi a postagem e acrescentei dados para que fique o mais completa possível.

O Pathfinder RPG da Paizo pode lidar com um grande número de estilos de aventura, devido ao seu fantástico cenário de Golarion. Para tornar mais fácil para os mestres a Paizo inovou (e aperfeiçoou) o modelo “Adventure Path”. A grande jogada desta linha de aventuras foi apresentar ao longo dos últimos dez anos aventuras nos mais variados ambientes e para uma grande gama de personagens enriquecendo o cenário de forma inimaginável.

A Pathfinder Adventure Path é uma série de seis livros com 96 páginas cada e de capa mole. Cada volume fornece uma parte da jornada de uma aventura, bem como vários artigos para ajudar os Mestres a implementar a aventura. As seis partes têm um tema de conexão e uma história interligada por todas as partes em uma campanha épica que começa no nível 1 e desenvolvendo-o por muitos níveis.

Os Pathfinder Adventure Paths são o “carro-chefe” do Pathfinder RPG. De fato, os adventure paths foram os primeiros a ostentar o nome de “Pathfinder”. Os primeiros quatro adventure paths (24 volumes) foram publicados antes do lançamento do Pathfinder Roleplaying Game, e foram escritos com as regras do D & D 3.5.

Dez anos depois, os Adventure Paths têm uma infinidade de opções para escolher. De fato, agora há 22 Adventure Paths para escolher! Além disso, cada novo lançamento servia como base para novos livros apresentado pormenorizado desde partes do cenários, povos, estilos de aventuras, sem falar de mapas, cards de apoio e miniaturas.


Rise of the Runelords (agosto de 2007)
O primeiro Adventure Path ainda é - em muitos aspectos - o melhor.

Rise of the Runelords começa com goblins tolos, mas rapidamente apresenta elementos de terror, bem como combates épicos com gigantes e muito mais. Na verdade, a história se estende para cima e para baixo na Lost Coast, uma área geográfica chave de Golarion. Não só a história oferece uma variedade maravilhosa, mas também é recheada pelo folclore do Pathfinder, tornando-a ótima para entender o cenário. Como resultado, Rise of the Runelords é o Adventure Paths para introduzir os os jogadores em Pathfinder.

Os seis volumes foram:

- Burnt Offering
- The skinsaw Murders
- The Hook Mountains Massacre
- Fortress of the Stone Giant
- Sins of the Savior
- Spitres of Xin-Shalast


Tivemos o lançamento também do Rise of the Runelords Players Guide (2007), Rise of the Runelords Mapfolio (2008) e o lançamento comemorativo do Rise of the Runelords Anniversary edition em julho de 2012 com uma edição única contendo todos os seis volumes com mais de quatrocentas páginas.



Curse of the Crimson Throne (Fevereiro de 2008)
Enquanto Rise of the Runelord era uma aventura pelo reino, a Curse of the Crimson Throne (CotCT) é uma aventura baseada em cidade mergulhada em um intriga dúbia. O CotCT também recebeu um relançamento de capa dura em 2016 que é tão impressionante quanto o RotR.

O enredo apresenta uma linda, mas sinistra rainha, que usurpou o trono de Korvosa, uma cidade chave em Golarion. A aventura leva os jogadores desde o submundo da cidade até a sala do trono, e então introduz novos elementos interessantes para os jogadores, como regras para perseguições nos telhados.

Os seis volumes forma:

- Edge of Anarchy
- Seven Days to the Grave
- Escape from Old Korsova
- A History of Ashes
- Skeletons ofScarwall
- Crown of Fangs


Tivemos também o lançamento de Curso of the Crimson Throne Player’s Guide (2008) e Guide of Korsova (2008)


Second Darkness (August 2008)
Esta adventure path começa nas ruas encardidas da cidade de Riddleport, em seguida, tem uma mudança de tom no início do livro 3 como os aventureiros interagindo com drows, os elfos negros das Terras Sombrias (Subterrâneo).

Os seis volumes foram:

- Shadow of the Sky
- Children of the Void
- The Armageddon Echo
- Endless Night
- A Memory of Darkness
- Descent into Midnight


Tivemos ainda o lançamento do Second Darkness Player’s Guide (2008), Into the Darklnads (2008) e Second Darkness Map Folio (2009)


Legacy of Fire (Fevereiro de 2009)
Legacy of Fire (LoF) foi o último adventure Path a usar o conjunto de regras Dungeons & Dragons 3.5, já que os seguintes usaram completamente as regras de Pathfinder (muito similares). Legacy of Fire também foi o primeiro adventure path a realmente mostrar a variedade de tipos de aventura que são possíveis em Golarion.

A história do LoF começa na exótica nação desértica de Katapesh, uma terra de fortunas e maravilhas. A partir daí, a história cresce para incluir gnolls, gênios e até mesmo semi-planos bizarros. É um ótimo AP, especialmente se você curte cavaleiros árabes em suas aventuras.

Os seis volumes foram:

- Howl of the Carrion King
- House of the Beast
- The Jackal’s Price
- The Endo f Eternity
- The Impossible Eye
- The Final Wish


Também tivemos os lançamentos de The Legacy of Fire Player’s Guide (2009), Dark Markets: a guide of Katapesh (2009), Ruined Undercrypt pf Kelmarane (2009) e Legacy of Fire Map Folio (2009).


Council of Thieves (Agosto de 2009)
A nação de Cheliax é governada pela House of Thrune, adoradora do diabo, que é a mais envolvente que eu posso imaginar! O Council of Thieves (CoT) é uma aventura urbana e corajosa sobre crime organizado, funcionários corruptos e antigas maldições que culminam nos heróis enfrentando hordas do próprio Inferno.

Os seis volumes forma:

- The Bastards of Erebus
- The Sixfold Trial
- What Lies in Dust
- The Infernal Syndrome
- Mother of Flies
- The Twice-Dammed Prince


Ainda tivemos os lançamentos de Council of Thieves Player’s Guide (2009), Cheliax, Empire of Devils (2009), Princess of Darkness: Book of the Damned volume 1 (2009) e Council of Thieves Map Folio (2010).


Kingmaker (fevereiro de 2010)
A Paizo fez algo novo com Kingmaker. Como resultado, Kingmaker é frequentemente apresentado como um exemplo do que uma aventura “sandbox” aberta pode ser. Não por acaso ter sido anunciado como o primeiro a ser lançado no Brasil a partir de maio deste ano (link)

Este adventure path está localizada nas famosas Stolen Lands of the River Kongdoms. Os jogadores são encarregados de cultivar e administrar seu próprio reino (usando regras que depois seriam incorporadas ao Ultimate Campaign), enquanto eles também o defendem de monstros e bandidos. Se o seu grupo de jogo pode estar interessado em mais do que luta, e governando sua própria fortaleza, então Kingmaker é o AP para você.

Os seis volumes forma:

- Stolen Land
- Rivers Run Red
- The Varnhold Vanishing
- Blood for Blood
- War of the River Kings
- Sound of Thousand Screams


Também tivemos os lançamentos de Kingsmaker Player’s Guide (2010), Guide of theRiver Kingdoms (2010), Kingsmaker Poster Map Folio (2010) e Ultimate Campaign (2013).


Serpent’s Skull (agosto de 2010)
Este adventure path é uma corrida para encontrar uma cidade perdida nas profundezas da selva Mwangi (Congo), habitada por poderosas serpentes. Agora, vamos fazer uma pausa aqui para reconhecer a boa variedade de temas que Paizo usa em seus Adventure Paths. Não há dois iguais!

Os seis volumes forma:

- Sous for Smuggler’s Shiv
- Racing to Ruin
- City od Seven Spears
- Vaults of Madness
- The Thousand Fangs Below
- Sanctum of the Serpent God


Ainda tivemos os lançamentos de Serpent’s Skull Player’s Guide (2010), Heart of the Jungle (2010), Sargava, The Lost Colony (2010) e Serpent’s Skull Poster Map Folio (2010).


Carrion Crown (Fevereiro de 2011)
Descrito como o vilão mais notório de Golarion, o Adventure Path Carrion Crown pede que os heróis derrubem Whispering Tyrant. Está situado em Ustalav, a região de Golarion que homenageia a Transilvânia, permitindo a Paizo apresentar Carrion Crown como sua entrada no gênero de horror gótico.

Os seis volumes foram:

- The Haunting of Harrowstone
- Trial of the Beast
- Broken moon
- Wake of the Watcher
- Ashes at Dawn
- Shadows of Gallowspire


Ainda tivemos os lançamentos de Carrion Crown Player’s Guide (2011), Classic Horror Revisited (2011), Faiths of Purity (2011), Rule opf Fear (2011), Carrion Crown Poster Map Folio (2011), Carrions Crown Itens Card (2011) e Prince of Wolves (novel – 2011).


Jade Regent (Agosto de 2011)
O Adventure Path Jade Regent (JR) re-introduz NPCs do adventurer path Rise of the Runelords, tornando o Jade Regent uma sequência.

Um NPC familiar descobre que seu direito como primogênito é governar um dos antigos Impérios do Dragão de Tian Xia – é uma homenagem de Pathfinder às culturas do leste da Ásia. Como resultado, os jogadores embarcam em uma caravana pelo país Viking para completar a longa jornada até Tian Xia. Uma vez lá, o governante atual - o cruel Regente de Jade - não tem intenção de abrir mão do trono.

Os seis volumes forma:

- The Brinewall Legacy
- Night of Frozen Shadows
- The Hungry Storm
- Forest of Spirits
- Tide of Honor
- The Empty Throne


Foram lançados ainda Jade Regent Player’s Guide (2011), Dragons Empires Gazetteer (2011), Jade Regent Iten Cards (2011), Jade Regent Poster Map Folio (2012) e We Be Goblins (Pathfinder Modules - 2011).


Skull and Shackles (Fevereiro de 2012)
Esta é a aventura pirata de Pathfinder que permite aos jogadores comandar sua própria frota pirata, lutando contra scalawags rivais por saques. Este AP (junto com o Jade Regent) é quando a Paizo realmente começou a criar um suportar total seus APs, lançando grande quantidade de pacotes de mapas, miniaturas pintadas e muito mais.

Existe outra maneira de aproveitar o adventure path Skull and Shackles. O fantástico Called Shot Podcast é um podcast de reprodução ao vivo o que está sendo reproduzido pelo AP e gravado para o prazer de seus ouvidos. Você realmente deveria dar uma olhada.

Os seis volumes foram:

- The Wormwood Munity
- Raider of the Fever Sea
- Tempest Rising
- Island of Empty Eyes
- The Price of Infamy
- From Hell’s Heart


Ainda tivemos os lançamentos de Skull and Shackles Player’s Guide (2012), Isles of the Shackles (2012), Pirates of the Inner Sea (2012), Skull and Shackles Poster Map Folio (2012), Skull and Shackles Adventure Path Pawn Collection (2012), Pathfinder Battles: Skull and Shackles (2012) e mais.


Shattered Star (Agosto de 2012)
Enquanto Jade Regent tem elementos familiares com Rise of the Runelords, Shattered Star é uma sequência direta, dando mais da elementos à história misteriosa dos Runelords de Golarion, enquanto também incorporando elementos de Curse of the Crimson Throne e Second Darkness.

A história mostra agentes de uma nova organização da Pathfinder Society em Magnimar aprendendo sobre um artefato fragmentado espalhado pelas antigas terras de Golarion. Então cabe aos jogadores reunirem os sete fragmentos desta Estrela Despedaçada com algumas clássicas dungons.

Os seis volumes foram:

- Shards of Sin
- Curse of the Lady’s Light
- The Asylum Stone
- Beyond the Doomsday Door
- Into the Nightmare Rift
- The Dead Heart of Xin



Além disso, tivemos os lançamentos de Shattered Star Player’s Guide (2012), Varisia, Birthplace of Legends (2012), Mignimar, City of Monuments (2012), Shattered Star Poster Map Folio (2013), e mais.


Reign of Winter (Fevereiro de 2013)
Este é um adventure path baseado em regiões de frio influenciado pesadamente nas lendas de Baba Yaga. É uma espécie de conto de fadas distorcido (polvilhado com viagem no tempo!), permitindo aos jogadores frustrarem a Rainha das Bruxas Elvanna, impedindo-a de assumir o controle total do reino.

Os seis volumes forma:

- The Snows of Summer
- The Shackled Hut
- Maiden. Mother, Crone
- The Frozen Star
- Rasputin Must Die!
- The Witch Queen’s Revenge



Além disso, tivemos os lançamentos de Reign of Winter Player’s Guide (2013), Irrisen, Land of Eternal Winter (2013), People of the North (2013), Reign of Winter Poster Map Folio (2013) e muito mais.


Wrath of the Righteous (agosto de 2013)
Este é o adventure path que introduziu as regras míticas do Pathfinder, permitindo aos jogadores avançassem para níveis muito altos, tornando-se quase deuses. A fim de fornecer um desafio para personagens de alto nível, o adventure path apresenta hordas demoníacas vorazes e demônios em grande quantidade.

Os seis volumes foram:

- The Worldwound Incursion
- Sword of Valor
- Demon’s heresy
- The Midnight Isles
- Herald
- Of the Ivory Labyrint
- City of Locuts


Tivemos ainda o lançamento de Wrath of the Righteous Player’s Guide (2013), Wrath of the Righteous Poster Map Folio (2014), Wrath of the Righteous Path Pawn Collection (2014) e mais.


Mummy’s Mask (fevereiro de 2014)
Situada na região de Osirion, em Golarion, o este adventure path pode ser descrito sucintamente como uma homenagem da Paizo às lendas do Egito Antigo. A história conta como a moderna Osirion abriu seus cofres e túmulos para forasteiros pela primeira vez em séculos, e muitos desses tesouros e segredos perdidos estão surgindo agora.

Os seis volumes forma:

- The Half-Dead City
- Empty Graves
- Shifting Sands
- Secrets of the Sphinx
- The Slave Trenches of Hakotep
- Pyramd of the Sky Pharaoh


Além disso, tivemos os lançamentos de Mummy’s Mask Base Set (2014), Mummy’s Mask Player’s guide (2014), Mummy’s Mask Poster Map Folio (2014), Osirion, Legacy of Pharaohs (2014), People of the sands (2014), Undead Slayer’s Handbook (2014) e muito mais.


Iron Gods (agosto de 2014)
Esta é uma homenagem ao Barrier Peaks, uma clássica aventura de D&D. Tem lugar em Numeria, uma região de Golarion que há muito tempo ocorreu um evento chamado Rain of Stars. O evento foi fragmentos remanescentes de uma nave estelar além das estrelas que caíram do céu, espalhando estranhas ruínas tecnológicas pela terra. Hoje, esses locais são ocupados por tribos bárbaras e cobiçados por feiticeiros sinistros.

Os seis volumes foram:

- Fires of Creation
- Lords of Rust
- The Choking Tower
- Valley of the Stars
- Palace of Fallen Stars
- The Divinity Drive


Além disso, tivemos os lançamentos de Iron Gods Player’s Guide (2014), Numeria, Land of Fallen Stars (2014), People of the River (2014), People of the Star (2014), Technology Guide (2014)Iron Gods Poster Map Folio (2014), Iron Gods Interactive Maps (2014).


Giantslayer (fevereiro de 2015)
Este adventure path é uma homenagem a Against the Giants, outro enredo clássico de D&D. Começa nas profundezas do reino orc na aldeia de Trunau e a história se torna cada vez maior até chegar ao Storm Tyrant, um gigantesca tempestade empenhada em trazer todos os gigantes para atacar o povo de Golarion.

Os seis volumes forma:

- Battle of Bloodmarch Hill
- The Hill Giant’s Pledge
- Forge of the Giant God
- Ice Tomb of the Giant Queen
- Anvil of Fire
- Shadow of the Storm Tyrant


Além disso, tivemos os lançamentos de Giantslayer Player’s Guide (2015), Belkzen, Hold of the Orc Hordes (2015) e Giantslayer Poster Map Folio (2015).


Hell’s Rebel (setembro de 2015)
Este adventure path é outra campanha baseada em uma cidade. Tem como cenário a rebelião em Cheliax, começando com a formação de um grupo de combatentes de uma resistência desorganizada. O quarto livro deste adventure path, A Song of Silver, é notável por ser o 100º volume do Pathfinder Adventure Path, e possui 32 páginas adicionais de conteúdo, incluindo uma aventura mais longa que o normal e uma retrospectiva de 32 páginas sobre os últimos 16 adventure paths, que inclui um novo NPC a ser adicionado a cada um.

Os seis volumes são:

- In Hell’s Bright Shadow
- Turn of the Torrent
- Dance of the Damned
- A Song of Silver
- The Kintargo Contract
- Breaking the Bones of Hell


Além disso, tivemos os lançamentos de Hell’s Rebel Player’s Guide (2015), Cheliax, The Infernal Empire (2015) e Hell’s Rebel Poster Map Folio (2015).


Hell’s Vengeance (fevereiro de 2016)
E se nós torcêssemos pela vitória dos vilões? A premissa deste adventure path é que ele ocorre simultaneamente com os eventos de Hell's Rebels e é escrito para personagens com alinhamento maligno.

Os seis volumes são:

- The Hellfire Compact
- Wrath of Thrune
- The Inferno Gate
- For Queens & Empire
- Scourge of the Godclaw
- Hell Comes toWestcrown


Além disso, tivemos os lançamentos de Hell’s Vengeance Player’s Guide (2016) Agents of Evil (2016) e Hell’s Vengeance Poster Map Folio (2016).


Strange Aeons (Agosto de 2016)
Esta é a aventura da Paizo com tema em Cthullu. Como resultado, apresenta elementos Lovecraftianos, incluindo deuses anciões e o Necronomicon. Também explora conjuntos de regras que permitem aos jogadores sucumbir lentamente à insanidade à medida que os tentáculos de horrores profundos os alcançam.

Os seis volumes são:

- In Search of Sanity
- TheThrushmoor Terror
- Dreams of the Yellow King
- The Whisper Out of Time
- What Grows Within
- Black Stars Beckon


Além disso, tivemos os lançamentos de Strange Aeons Player’s Guide (2016), Horror Adventures (2016), Horror Realms (2016) e Strange Aeons Poster Map Folio (2016).


Ironfang Invasion (fevereiro de 2017)
Esta é uma homenagem a Keep on the Borderlands e outras aventuras clássicas em deserto. Ela conta com hordas de invasores que forçam os jogadores a correrem pelo deserto, utilizando a guerra de guerrilha enquanto lutam para montar uma contra-ofensiva e retomar as terras conquistadas.

Os seis volumes são:

- Trail of the Hunted
- Fangs of War
- Assault on Longshadow
- Siege of Stone
- Prisoners of the Blight
- Vault of the Onyx Citadel


Além disso, foram lançados Ironfang Invasion Player’s Guide (2017), Lands of Conflict (2017) e Ironfang Invasion Poster Map Folio (2017).


Ruins of Azlant (August 2017)
Este adventure path é uma mistura da cidade perdida de Atlantida e da colônia de Roanoke. Os jogadores servem como uma segunda onda de colonos, apenas para serem forçados a investigar o misterioso destino da primeira leva de colonos.

Os seis volumes são:

- The Lost Outpost
- Into the Shattered Continent
- The Flooded Cathedral
- City in the Deep
- Tower of the Drowned Dead
- Beyond the Veiled Past


Além disso, tivemos os lançamentos de Ruins of Azlant Palyer’s Guide (2017), Aquatic Adventures (2017) e Ruins of Azlant Poster Map Folio (2018).


War of the Crown (fevereiro de 2018)
À medida que a cena política no reino de Taldor se reduz ao caos, os jogadores assumem os papéis de agentes e sabotadores da Princesa Eutrópia, que está tentando assegurar sua reivindicação ao trono e impedir que a nação colapse em uma guerra civil. Este adventure path ainda estã em andamento tendo apenas seus dois primeiros volumes lançados, com o terceiro sendo lançado em abril de 2018.

Os seis volumes (lançados ou anunciados) são:

- Crownfall
- Songbird, Scion, Saboteur
- The Twilight Child
- City in the Lion’s Eye
- The Reaper’s Right Hand
- The Six Legend Soul


Além disso, tivemos o lançamento de Taldor, the First Empire (2017) e War of the Crown Player’s Guide (2018).


Return of the Runelords (agosto de 2018)
Este adventure path marcará a conclusão da “Trilogia de Runelords” que começou com Rise of the Runelords e continuou com Shattered Star.

Embora não tenhamos mais detalhes, os títulos dos seis volumes já foram anunciados com lançamento começando em agosto de 2018 e o sexto sendo lançado em janeiro de 2019:

- Secrets of Roderic’s Cove
- It Camoe from Hollow Mountain
- Runeplague
- Temple of the Peacock Spirit
- The City Outside of Time
- Rise of New Thassilon


Sem Título (fevereiro de 2019)
Com o anúncio do Pathfinder 2.0, a primeira edição da linha Adventure Path chega ao fim, mas não antes de Paizo prometer lançar mais uma. Isso é curioso porque um adventure path baseado em Runelords seria um bom suporte repetindo como tudo começou, mas isso significa que a Paizo tem algo na manga para seu AP sem título.

Nenhum comentário: